Geração Saudável e ministra da Saúde estiveram no Bairro da Jamaica

19 Setembro 2019
Geração Saudável e ministra da Saúde estiveram no Bairro da Jamaica
O projeto de promoção e educação para a saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), Geração Saudável, visitou o Bairro Vale de Chícharos, conhecido como Bairro da Jamaica, como parceiro da iniciativa “Hospital está no Bairro”, a cargo do Hospital Garcia da Orta (HGO), que contou também com a participação da ministra da Saude, Marta Temido.

A iniciativa do HGO visa promover uma aproximação à comunidade para sensibilização sobre a prevenção de doenças e a importância do diagnóstico precoce.

A ação decorreu entre os dias 11 e 14 de setembro, com o apoio e participação de diversos parceiros, e a presença da ministra da Saúde, que contactou com profissionais e moradores, bem como com a mascote do projeto Geração Saudável, o GS.

Com este projeto, que terá continuidade noutros bairros do concelho de Almada, o HGO procura contribuir para a melhoria no acesso aos cuidados de saúde, divulgando também alguns serviços e cuidados prestados à população, como aconselhamento e apoio na gravidez, a saúde sexual e reprodutiva da mulher, rastreios de avaliação da tensão arterial e análise glicémica e realização de testes rápidos de VIH e hepatites virais.

Além da Ordem dos Farmacêuticos, através do projeto Geração Saudável, participaram nesta atividade o ACES Almada-Seixal, a Associação de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos "Jamaica”, a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral, os Bombeiros da Amora, a Câmara Municipal do Seixal, o Centro Comunitário da Criar’t, o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, o Ginásio "O Trevo”, a Junta de Freguesia da Amora, o GAT e a PSP do Seixal.