Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Geração Saudável Sénior no CHLC

18 Julho 2018
A Geração Saudável Sénior, projeto de promoção e educação para a Saúde Pública, visitou o Hospital de São José, que integra o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), para uma ação de consciencialização sobre o uso seguro e responsável dos medicamentos. As atividades decorreram na Sala de Espera das Consultas Externas do hospital São José, com a colaboração da equipa de enfermagem e da equipa responsável pelos planos de segurança dos doentes do CHLC.



Ao longo do dia, os utentes que se deslocaram ao Hospital de São José foram abordados pelos colaboradores do projeto, que transmitiram algumas informações e conselhos sobre a utilização de medicamentos, alertando para questões como a adesão à terapêutica e esclarecendo conceitos relacionados com contraindicações, efeitos secundários ou patologias com maior prevalência na população mais idosa, como a diabetes

O CHLC é uma das nove instituições nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar o projeto piloto a nível nacional que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto do cidadão.

A Geração Saudável Sénior pretende contribuir para a promoção da saúde na população sénior, estimulando a adoção de práticas saudáveis e alertando para patologias evitáveis. O contacto com a população visa também reforçar a importância da prevenção em saúde e da adesão à terapêutica.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de cidadãos com mais de 65 anos residentes em Portugal já é superior a dois milhões, correspondendo a cerca de 19% da população. Com o marcado envelhecimento da população, torna-se cada vez mais relevante consciencializar os cidadãos para a importância da promoção da saúde e prevenção da doença e o envelhecimento ativo e saudável da população.