{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Governo saúda trabalho dos farmacêuticos

31 Março 2020
O secretário de Estado da Saúde, António Sales, dirigiu hoje, em nome do Governo português, uma palavra de agradecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelos farmacêuticos no combate à pandemia de Covid-19. “Queria saudar, veementemente, através da senhora bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Professora Doutora Ana Paula Martins, pelo seu trabalho incansável e pelo trabalho incansável desta Ordem”, disse o governante.
Fonte: SIC

"Há muitas linhas da frente. Às vezes, algumas menos óbvias, ou menos percetíveis, como é o caso das farmácias”, disse ainda o secretário de Estado, aludindo à intervenção dos farmacêuticos no esforço nacional de prevenção da transmissão da infeção pelo novo coronavírus, bem como na continuidade do serviço de assistência farmacêutica e medicamentosa à população.

A OF tem vindo a trabalhar com as autoridades de saúde na elaboração de orientações e normas de intervenção profissional para responder aos múltiplos desafios que a pandemia de Covid-19 tem suscitado nos serviços farmacêuticos.

Embora com caráter excecional e implementadas no atual contexto de pandemia, a renovação da terapêutica aos doentes crónicos ou articulação entre farmácias comunitárias e farmácias hospitalares para entrega aos doentes de medicamentos dispensados exclusivamente nos hospitais são medidas estruturantes para o sistema de saúde, que respondem a necessidades concretas e há muito reclamadas pelos doentes, pelo seu importante contributo na promoção da continuidade e adesão à terapêutica.

Além deste trabalho na área regulamentar, a OF tem desenvolvido algumas ações para apoiar os farmacêuticos que estão na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19. Através do Gabinete de Apoio ao Farmacêutico, e em articulação com as associações setoriais, foi produzida documentação de referência para a intervenção farmacêutica no contexto de pandemia em diferentes ramos profissionais.

Foi também criada a Linha Apoio ao Farmacêutico 800 219 219 para responder a questões dos colegas que asseguram a continuidade dos serviços farmacêuticos.

A OF criou também uma Bolsa de Voluntários de farmacêuticos e de estudantes dos dois últimos anos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticos. Os primeiros grupos de voluntários estão já no terreno, prestando apoio aos colegas que estão no Centro Hospitalar de Lisboa Central e Linha de Apoio ao Farmacêutico. 

Em conjunto com as Ordens dos Médicos e Enfermeiros, foi ainda desenvolvida uma plataforma para gestão de donativos a profissionais de saúde, no âmbito da qual serão também adquiridos equipamentos de proteção e outros materiais que os profissionais de saúde identifiquem como necessários. 

O Ministério da Saúde informou hoje, na conferência de imprensa para atualização dos números relativos à pandemia de Covid-19 em Portugal, a existência de 7.443 pessoas infetadas com o novo coronavírus (mais 1.035 do que na véspera) e o registo de 160 mortes associadas à Covid-19, (mais 20 do que no dia anterior).