Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Grupo alerta para a falta cobertura vacinal contra a gripe na Europa

05 Abril 2018
Grupo alerta para a falta cobertura vacinal contra a gripe na Europa
As metas para vacinação contra a gripe na Europa não estão a ser cumpridas, alerta o Steering Group on Influenza Vaccination, estimando que, anualmente, 60 milhões de pessoas de grupos de risco não teriam sido vacinadas. O grupo, composto por organizações médicas e científicas, do qual faz parte o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), lançou um manifesto que pretende destacar as medidas essenciais para estimular a vacinação e a proteção de indivíduos mais vulneráveis.

O manifesto pretende promover a adoção de estratégias que permitam atingir uma cobertura vacinal de 75% da população de risco, tal como recomendado pelo Conselho Europeu.

Entre as recomendações, o grupo referiu a importância dos decisores políticos implementarem programas de vacinação nacionais, prestando também maior atenção à vacinação de grupos de risco e profissionais de saúde.

O manifesto menciona a importância de uma sensibilização do público para a vacinação e do reconhecimento das complicações de saúde que podem ser evitadas pelo ato, nomeadamente o aparecimento de infeções bacterianas secundárias e consequente utilização de antibióticos.

Numa última nota, o grupo estabelece como prioridade a troca de informações e conhecimento a nível local e europeu de forma a evitar possíveis pandemias e epidemias do vírus influenza.

Consulte o manifesto.