Grupo de Infeciologia desenvolveu checklist para validação de antibióticos

02 Março 2018
Grupo de Infeciologia desenvolveu checklist para validação de antibióticos
O Grupo de Interesse (GI) de Infeciologia do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos (CCEFH-OF) desenvolveu uma checklist para apoio à validação da prescrição de antibióticos em Serviços Farmacêuticos de instituições hospitalares, num contributo para a uniformização de procedimentos e para o controlo das resistências antimicrobianas. O documento foi apresentado nas X Jornadas de Farmácia Hospitalar e submetido como um projeto DIFH - Divulgar Iniciativas em Farmácia Hospitalar, estando agora disponível para consulta e aplicação pelos restantes farmacêuticos hospitalares nos seus hospitais.

O trabalho desenvolvido pelo GI de Infcciologia envolveu a pesquisa bibliográfica sobre o tema e a discussão e avaliação de práticas instituídas neste domínio em diferentes unidades hospitalares.

Esta ferramenta para validação de antibióticos recorda etapas cruciais para utilização de antibióticos, promovendo o seu uso correto e responsável, e pode ser aplicada em novos processos ou em cuidados farmacêuticos já implementados, também adaptada a outras áreas terapêuticas específicas.

Consulte a Cheklist para Validação de Antibióiticos e visite o microsite dedicado às DIFH.