Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Helder Mota Filipe homenageado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

18 Dezembro 2024
Helder Mota Filipe homenageado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, foi nomeado esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, correspondente estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
A sessão solene de incorporação do novo correspondente estrangeiro decorreu em São Paulo, no Brasil. Helder Mota Filipe proferiu uma conferência sobre a Ciências Regulamentar e a Saúde Pública.

«A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil é uma instituição de referência internacional para a promoção e desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas. É para mim um enorme privilégio integrar este grupo restrito de farmacêuticos brasileiros e internacionais, que vêm reconhecido o seu trabalho em prol da profissão e da ciência», disse o bastonário durante a cerimónia.

A nomeação de Helder Mota Filipe como membro correspondente estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas sublinha as suas contribuições científicas e o impacto significativo na área das Ciências Farmacêuticas, reconhecendo-o como uma figura de referência na comunidade farmacêutica internacional.

O membro correspondente estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil tem como responsabilidades estimular a pesquisa científica, incentivar a disseminação e a difusão do conhecimento, participar ativamente na vida académica da instituição através da partilha de pesquisa relevante do seu país de origem, promover a imagem e objetivos da academia, participar e colaborar em eventos da academia ou eventos internacionais, conduzir sessões de mentoria, apoiando o desenvolvimento de novos talentos e promover o intercâmbio de conhecimentos entre a academia e a comunidade cientifica global.

A Académica Nilce Cardoso Barbosa, Presidente do Instituto Racine, no Brasil, foi responsável por apadrinhar a indicação de Helder Mota Filipe. No início da cerimónia fez um discurso emocionado de saudação ao representante dos farmacêuticos em Portugal, destacando sua vasta experiência e contribuição para as ciências farmacêuticas, nomeadamente, em matérias como os assuntos regulamentares, a investigação em farmacologia e a cooperação com os Países Africanos de Língua oficial Portuguesa.

Entre os farmacêuticos portugueses nomeados correspondentes estrageiros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil estão também o professor e investigador da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Bruno Sarmento, nomeado em novembro deste ano, o bastonário da OF entre 2009 e 2015, Carlos Maurício Barbosa, e a farmacêutica comunitária Maria Manuela Teixeira.