Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Helder Mota Filipe na Comissão Executiva da CEIC

08 Janeiro 2021
Helder Mota Filipe na Comissão Executiva da CEIC
O farmacêutico Helder Mota Filipe foi nomeado como membro da Comissão Executiva Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), que terá como presidente a bióloga e bioquímica Maria Alexandra Fernandes Tavares Ribeiro e o médico António Augusto Lourenço Confraria Jorge Silva, como vice-presidente.

Foi publicado em Diário da República o despacho de nomeação dos 34 novos membros da CEIC, entre os quais está o farmacêutico e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Helder Mota Filipe.

Com vasta experiência na área da regulamentação farmacêutica, foi membro do Conselho Diretivo do Infarmed e do Comité de Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos, perito da EMA e presidente do Conselho Nacional da Residência Farmacêutica, assume atualmente a presidência da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa e do Conselho para a Cooperação da OF.

A CEIC funciona junto do Infarmed, sob tutela do Ministério da Saúde, e é dotada de independência técnica e científica, sendo constituída por um conjunto de personalidades com reconhecida experiência nas áreas da bioética, da genética, medicina, das ciências farmacêuticas, da farmacologia clínica, da enfermagem, da bioestatística, bem como nas áreas jurídica e teológica e outras que garantam os valores culturais da comunidade, estando igualmente prevista a participação de representantes dos doentes.

A comissão executiva é composta pelo seu presidente e vice-presidente e por cinco membros designados de entre os demais membros da CEIC.

O mandato dos anteriores membros desta Comissão terminou a 30 de junho de 2020.

Clique para aceder ao Despacho n.º 271/2021, que designa os membros da CEIC