II Reunião Clínica de Farmácia do IUEM dedicada à hepatite C

12 Junho 2018
II Reunião Clínica de Farmácia do IUEM dedicada à hepatite C
O Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) realizou no dia 8 de junho a II Reunião Clínica de Farmácia, desta feita dedicada ao tema da “Infeção pelo Vírus da Hepatite C, da teoria à prática”, que registou a participação da presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, Ema Paulino, e da coordenadora do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) do IUEM, Perpétua Gomes.

A responsável do IUEM começou por fazer uma revisão dos mecanismos de doença, dos indicadores a monitorizar e das terapêuticas mais atuais, seguindo-se a apresentação de um caso real prático proveniente dos serviços farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta, apresentado por Sónia Domingos, que fez a caracterização da história clínica e terapêutica de acordo com o registo hospitalar, alertando para a necessidade de continuidade do acompanhamento do caso em contexto de ambulatório.

Enquanto diretora técnica da Farmácia Nuno Álvares, Ema Paulino, alertou para as possíveis interações da terapêutica específica para a hepatite C com a terapêutica de ambulatório, neste caso estatinas e inibidores da bomba de protões. Este caso ilustra de forma exemplar como o acesso e partilha aos dados de saúde do doente pelos profissionais de saúde envolvidos no seu percurso ao longo do sistema de saúde é determinante para assegurar a efetividade e segurança terapêuticas, bem como o muito desejado "value for money”.

A organização destas Reuniões Clínicas fará um breve interregno durante o período de verão, regressando com novos temas e palestrantes no dia 9 de outubro, para abordar a terapêutica oncológica no cancro da mama.

Não falte e inscreva-se já em https://from.jotformeu.com/81131953608355.

Estas sessões estão creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos com 0,75 CPD.