Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

INE divulga Estatísticas da Saúde

07 Abril 2021
INE divulga Estatísticas da Saúde
Assinala-se hoje, dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, este ano sob o tema “Construir um mundo mais justo e saudável”. Assinalando a efeméride, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou a edição anual da publicação “Estatísticas da Saúde”, com informação relativa ao ano de 2019 e um capítulo exclusivamente dedicado ao setor farmacêutico.

Em comunicado, o INE destaca que 33% da população apresenta limitações na realização de atividades habituais devido a problemas de saúde, uma percentagem bem acima da média da União Europeia, de 24%. No mesmo sentido, a expectativa de vida saudável aos 65 anos ronda os 7 anos, menos 3 anos do que a média europeia.

No capítulo dedicado às "Farmácias e Medicamentos”, o relatório do INE contabiliza

2.924 farmácias e 195 postos farmacêuticos móveis em atividade em 2019, mais uma farmácia e menos um posto farmacêutico móvel do no ano anterior.

Com base nos dados reportados pela Ordem dos Farmacêuticos, refere-se também a existência de 13.854 farmacêuticos em exercício em Portugal, mais 376 que em 2018, o que perfaz um rácio de 1,3 farmacêuticos por mil habitantes, a maioria dos quais (69,2%) a exercer em Farmácia Comunitárias

Por outro lado, o mercado farmacêutico englobava 9.113 marcas de medicamentos, a que correspondiam 53.700 apresentações. O relatório apresenta ainda os dados relativos à comparticipação de medicamentos, referindo que mais de metade das apresentações comparticipadas em 2019 estão nos grupos farmacoterapêuticos do aparelho cardiovascular (31,4%) e sistema nervoso central (30,1%).

Clique para consultar a versão integral do relatório do INE "Estatísticas da Saúde 2019”.