{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Infarmed promove Med Safety Week

28 Novembro 2019
O Infarmed participa, pelo quarto ano consecutivo, na campanha europeia Med Safety Week, que decorre de 25 a 29 de novembro, com o objetivo de promover a notificação de reações adversas a medicamentos. Organizada pelos Heads of Medicines Agencies, por via do seu Working Group of Communications Professionals, este ano com a colaboração do Uppsala Monitoring Centre (UMC) – Collaborating Centre for International Drug Monitoring da Organização Mundial de Saúde – e a International Coalition of Medicines Regulatory Authorities (ICMRA), a campanha conta com a participação de 57 países, de 33 idiomas diferentes, um significativo aumento face ao ano transato em que participaram 32 países.

Os números divulgados indicam que a autoridade reguladora nacional recebeu este ano mais de 11.300 notificações de reações adversas a medicamentos, a maioria das quais consideradas graves.

Os titulares da autorização de introdução no mercado são quem mais notifica, seguidos por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e, por fim, os utentes.

O número de notificações tem vindo a subir anualmente. Só entre julho e setembro do corrente ano, registaram-se 2.327 notificações, 862 das quais foram feitas pelos profissionais de saúde e utentes e 1.465 pela indústria. Algumas destas notificações referem-se aos mesmos casos, pelo que o valor final, feita a triagem das notificações em duplicado, apontam para 2.130 casos de reações adversas, 1.137 graves e 993 não graves.

Destes 2.130 casos, 18% referem-se a agentes imunossupressores, 12% a agentes antineoplásicos, 7% a terapêutica endócrina, 5% a antibacterianos para uso sistémico e 4% a vacinas.