Iniciativas 2020: Desafios e Oportunidades

06 Agosto 2020
Iniciativas 2020: Desafios e Oportunidades
O balanço das iniciativas do 1º semestre, que foram mais de 20, envolvendo aproximadamente 2200 farmacêuticos, espalhados de norte a sul do país, incluindo as Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

Consciente dos desafios e consequentes oportunidades que o ano de 2020 trouxe, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), reinventou-se para acompanhar esta mudança e trazer soluções à altura das necessidades de todos os farmacêuticos.

De seguida, poderá encontrar o balanço das iniciativas do 1º semestre, que foram mais de 20, envolvendo aproximadamente 2200 farmacêuticos, espalhados de norte a sul do país, incluindo as Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

A SRSRA-OF deu início às iniciativas de 2020 com o Workshop sobre "Cibersegurança na Saúde” coorganizado com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. No âmbito do Programa de Capacitação Política do Farmacêutico, realizou-se um MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos subordinado ao tema "Reflexões sobre a importância do combate à corrupção para a confiança pública nas instituições”. Ainda no primeiro trimestre do ano, a SRSRA-OF promoveu uma ação de capacitação de embaixadores inserida no âmbito do projeto "Amigos na demência” da Associação Alzheimer Portugal.

Completando o primeiro trimestre do ano, foram realizadas, presencialmente, 2 edições do Curso de Ostomias de Eliminação e seus Materiais e 3 edições do Curso de Vacinas e Administração de Medicamentos Injetáveis. Contámos ainda com a organização de 4 edições do Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.

Devido à situação pandémica em que nos encontramos, foi iniciada pela SRSRA-OF, em maio, uma nova abordagem virtual para a realização de iniciativas e formação contínua, marcando, assim, o início de um novo ciclo no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros. Considerando o exposto, foram dinamizados 15 eventos, em formato online, que contaram com oradores de áreas multidisciplinares e 2200 participantes de Norte a Sul do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

As iniciativas em formato online iniciaram com a realização do Webinar "Uso Seguro e Responsável de Canábis para fins medicinais”, realizado em parceria com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Ainda direcionado a estudantes e à semelhança de anos transatos, foi desenvolvida a Receção ao Aluno Estagiário, dedicada aos alunos do 5ºano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticos e que incluiu, neste ano, vários workshops sobre as diversas áreas de intervenção do farmacêutico.

Na expectativa de fornecer a melhor resposta e informação aos membros da SRSRA-OF relativamente ao COVID-19, foram desenvolvidos três Webinars abordando este tema, sendo eles "Dispositivos Médicos e Equipamentos de Proteção Individual, no âmbito do COVID-19: a utilização de máscaras”, "Vigilância Epidemiológica e Investigação de Surtos em Saúde Pública”, e "Testes de Diagnóstico da Infeção por SARS-CoV-2”.

Sob o tema "Sistema Nacional de Saúde: Reflexões sobre a resposta atual e futura ao COVID-19”, foi realizado um MeetUp no  âmbito do Programa de Capacitação Política do Farmacêutico, em formato online. Julho deu ainda lugar ao primeiro Ciclo de Conferências do ano de 2020, intitulado "O contributo dos farmacêuticos na intervenção em doenças não transmissíveis”.

O desenvolvimento profissional contínuo foi ainda um foco nos últimos meses do semestre, tendo-se realizado um Webinar de Atualização em Insuficiência Cardíaca, em parceria com a Novartis, um Curso de Dispositivos médicos em formato online, uma Formação em Storytelling e presencialmente, os Cursos de Suporte Básico de vida e Vacinas e Administração de Medicamentos Injetáveis.

Abrangendo uma visão multidisciplinar e centrada na pessoa, as iniciativas forneceram ao farmacêutico, ferramentas de apoio ao processo de gestão da doença, promoção da saúde e informação à sociedade civil.

A realização de iniciativas de forma virtual permitiu uma participação descentralizada e tem tido uma excelente recetividade por parte dos farmacêuticos, que consideram ser um método mais prático de se envolverem no seio da sua Ordem e de fomentarem o seu desenvolvimento profissional contínuo, essencial para à prática profissional.

Infografia

Parcerias e Agradecimentos: