Insígnias entregues no Dia Mundial da Saúde

07 Abril 2017
Insígnias entregues no Dia Mundial da Saúde
Farmacêutico João Lavinha recebeu Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde
João Lavinha, farmacêutico e investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau Ouro. A insígnia foi atribuída durante a sessão solene comemorativa do Dia Mundial da Saúde, realizada a 7 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa, que ficou marcada pela entrega do colar do Prémio Nacional de Saúde 2016 ao cirurgião António Gentil Martins.

João Lavinha foi recentemente nomeado para a Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e integra também a Comissão de Ética para a Saúde do INSA, onde é atualmente investigador do Departamento de Genética Humana. Entre 2000 e 2004 foi diretor do Instituto, procurando, neste período, reforçar a organização na vertente da investigação biomédica.

Ao longo do seu percurso como investigador tem desenvolvido trabalhos nas áreas da saúde pública, epidemiologia molecular, genética e no âmbito da relação ambiente/saúde.

Em Portugal, as comemorações oficiais Dia Mundial da Saúde, que este ano a Organização Mundial de Saúde dedicou à temática da depressão, começaram com a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental/Residência do Restelo.

A sessão solene decorreu depois, no Teatro Thalia, na presença do ministro da Saúde e de vários responsáveis e personalidades ligadas ao setor da Saúde, entre as quais a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

Na ocasião, o ministro anunciou a criação do Prémio de Bioética João Lobo Antunes, destinado a jovens investigadores e com o qual se pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo neurocirurgião falecido no ano passado.