{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Jornadas do Colégio de Análises Clínicas juntaram farmacêuticos de Portugal e Espanha

30 Setembro 2018
Jornadas do Colégio de Análises Clínicas juntaram farmacêuticos de Portugal e Espanha
O Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos (CCEAGH-OF) organizou, nos dias 28 e 29 de setembro, no Porto, no novo edifício da Secção Regional do Norte (SRN-OF), as XXII Jornadas Científicas de Análises Clínicas, que decorreram em paralelo com as XI Jornadas Ibéricas de Análises Clínicas, numa parceira com a Asociación Española del Laboratorio Clínico (AEFA).

O encontro reuniu cerca de uma centena de profissionais portugueses e espanhóis ligados ao setor, que debateram questões e desafios profissionais e científicos com impacto na atividade diária do laboratório clínico.

O primeiro dia do evento esteve reservado à realização de um curso teórico-prático sobre o rim, que foi lecionado pela professora de Fisiopatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Cristina Marques, e à apresentação dos resultados preliminares do estudo sobre o setor das Análises Clínicas, que está a ser desenvolvido pela Nova School of Business and Economics para a OF.

A abertura oficial do evento esteve a cargo do presidente do CCEAGH-OF, Rui Pinto, e do presidente da AEFA, Rafael Calafell, bem como do presidente da SRN-OF, Franklim Marques, anfitrião desta edição das Jornadas.

As diferentes sessões e painéis de debate debruçaram-se sobre temas como a utilização de peptídeos natriupéticos nas patologias do foro cardíaco ou os marcadores genéticos de trombofilias, sendo também de realçar as apresentações em torno da monitorização laboratorial dos medicamentos biológicos ou sobre a avaliação e controlo da prescrição nos laboratórios clínicos.

No final do evento, o CCEACGH-OF proporcionou um período de debate interno entre especialistas em Análises Clínicas, sobre a atividade do Colégio, desafios profissionais e a atual conjuntura do exercício profissional neste ramo da atividade farmacêutica.