Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

LAF com apoio psicológico para farmacêuticos

22 Maio 2020
LAF com apoio psicológico para farmacêuticos
A partir de segunda-feira, a Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF 800 219 219) vai disponibilizar aconselhamento psicológico telefónico aos farmacêuticos. A Ordem dos Farmacêuticos, em parceria com a Ordem dos Psicólogos, assegura assim um apoio especializado para atender os seus membros no atual contexto de crise pandémica.
Com recurso a psicólogos especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde, com formação específica para intervir em situações de crise, a LAF vai proporcionar um aconselhamento psicológico breve a todos os farmacêuticos, podendo também referenciar ou encaminhar para outras respostas, sempre que necessário. Estes profissionais de saúde estão capacitados para ajudar a lidar com o impacto emocional gerado pela pandemia de Covid-19, através da implementação de estratégias de gestão do humor e da ansiedade e da integração dos eventos causadores de stress na vida normal dos farmacêuticos. Os psicólogos procurarão encontrar resposta para a situação apresentada, respeitando todos os direitos de confidencialidade e anonimato.

«A nossa intervenção visa aumentar a segurança e o desempenho psicossocial dos farmacêuticos, tanto na dimensão pessoal, como na esfera profissional, enquanto prestadores de cuidados ou gestores de equipas», explica o psicólogo responsável por esta articulação com a LAF, Pedro Machado dos Santos. «É importante promover a resiliência psicológica e diminuir a probabilidade de problemas de saúde mental decorrentes da vivência de uma situação de crise que vivemos», explica ainda.

Para a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, «esta nova valência da LAF vem dar resposta a uma necessidade crescente entre os nossos colegas, resultante de uma sobrecarga de trabalho e emocional que vêm sofrendo desde o início da pandemia». Por outro lado, acrescenta a representante dos farmacêuticos, «começamos agora a perceber o impacto desta crise na atividade farmacêutica. Queremos antecipar situações de burnout, ajudar os nossos colegas a lidar com as consequências desta pandemia, seja na sua atividade profissional, na sua vida pessoal e familiar».
800 219 219 é o número de telefone gratuito criado pela Ordem dos Farmacêuticos, em parceria com as associações setoriais, para apoiar e responder a dúvidas e questões dos farmacêuticos no âmbito da pandemia de Covid-19. Disponível 7 dias por semana, a valência de apoio psicológico funcionará entre as 14h e as 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 18 horas, aos sábados e domingos. 

 A linha está capacitada para prestar esclarecimentos em matérias do foro profissional, técnico e científico nas áreas assistenciais da profissão – Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas – e, a partir de agora, na área da Saúde Mental. Desde o início de funcionamento, a 16 de março, atendeu já mais de 7.000 chamadas de farmacêuticos, a maioria das quais relacionadas com a entrega de medicamentos hospitalares pelas farmácias comunitárias ou no domicílio dos utentes e outros serviços farmacêuticos.