Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

LAF completou um mês atividade

16 Abril 2020
LAF completou um mês atividade
A Linha de Apoio ao Farmacêutico (800 219 219) criada pela Ordem dos Farmacêuticos, em colaboração com as associações setoriais, iniciou atividade há exatamente um mês, no dia 16 de março. A funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, registou durante este período um total de 4.576 chamadas, a maioria das quais relacionadas com a dispensa de medicamentos hospitalares.
Entre os temas mais abordados estão também os equipamentos de proteção individual para farmacêuticos, os desinfetantes e antissépticos e as medidas de prevenção e atuação perante casos suspeitos.

A LAF tem como objetivo central responder a dúvidas e questões dos colegas farmacêuticos no âmbito da pandemia Covid-19.

Os colaboradores receberam formação para prestar esclarecimentos em matérias do foro profissional, técnico-científicas para as áreas assistenciais da profissão farmacêutica – Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas. Estão, portanto, capacitados para resposta às questões mais frequentes que dos farmacêuticos que estão no terreno, no combate à propagação do novo coronavírus.

A Linha assume também responsabilidades na articulação dos processos de entrega aos doentes de medicamentos dispensados nas farmácias hospitalares, de forma a evitar deslocações aos hospitais e a libertar equipas para resposta aos planos de contingência das unidades hospitalares.

A inclusão dos doentes neste processo depende sempre do hospital, que deve contactar a LAF e apontar as necessidades de apoio que pretende. A LAF articula com as farmácias a resposta a dar a estes doentes.