Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Manifesto europeu estabelece metas para a vacinação contra a gripe

27 Abril 2018
Manifesto europeu estabelece metas para a vacinação contra a gripe
A Ordem dos Farmacêuticos participou no evento de apresentação do Manifesto Europeu para o estabelecimento de estratégias que permitam atingir uma cobertura vacinal de 75% da população de risco para o vírus Influenza, tal como recomendado pelo Conselho Europeu.
No passado dia 24 de abril, o Steering Group on Influenza Vaccination organizou o evento ‘The EU Manifesto on Influenza Vaccination – together reducing the burden of influenza’, onde foi lançado o Manifesto Europeu para a vacinação do Influenza, dirigido aos diferentes stakeholders.

A apresentação inicial do Manifesto foi feita por Françoise Grossetête, Eurodeputada, referindo que um dos objetivos do Manifesto será procurar atingir a marca dos 75% para a cobertura vacinal na Europa, utilizando para tais diversas estratégias, como por exemplo, a fundação do dia europeu da vacinação, nos estados membros da UE.

Xavier Prats Monné, Diretor-Geral da Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia, informou, no seu discurso de abertura, que a Comissão Europeia tem estado a trabalhar em recomendações para as doenças evitáveis por vacinação, e apoia o Manifesto, desenvolvido tanto por políticos como pela academia. Alertou, ainda, para a importância da vacinação dos profissionais de saúde na Europa, considerando a grande disparidade existente nos vários países Estados-Membros da UE, assim como a necessidade de sincronização dos calendários vacinais, atendendo à elevada pressão migratória existente na Europa.

O evento contou também com a presença de um painel de peritos, com representantes dos médicos, farmacêuticos, enfermeiros, associações de pessoas com doença, associações europeias e academia, com o objetivo de debater a problemática das doenças evitáveis por vacinação.