Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Manual de Boas Práticas Laboratoriais segue para discussão inter-Ordens

10 Julho 2018
As Ordens dos Farmacêuticos (OF) e dos Médicos (OM) vão iniciar um trabalho conjunto de revisão do Manual de Boas Práticas Laboratoriais (Despacho n.º 8835/2001), um documento estruturante para a garantia da qualidade dos exames realizados em todos os laboratórios. A proposta elaborada pela OF, que esteve em Consulta Pública até 24 de junho, vai ser analisada por especialistas de ambas as Ordens, tendo em vista a apresentação de uma versão conjunta ao Ministério da Saúde.

O Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana (CCEACGH-OF) agradece os comentários e sugestões recebidos sobre a versão do Manual de Boas Práticas Laboratoriais que esteve em Consulta Pública e, muito especialmente, as palavras de reconhecimento dos farmacêuticos que trabalham em laboratórios de análises clínicas, que se reviram na proposta apresentada. lembrando que o período reduzido para o processo de Consulta Pública se justificou pelo caráter de urgência que o Ministério atribuiu a este processo, designadamente para apresentação do resultado final do trabalho das duas Ordens profissionais.

Todos os contributos recebidos foram analisados tendo contribuído para uma  versão actualizada do MBPL que será em breve analisada em reuniões promovidas pela OF com as associações que representam o sector, nomeadamente com a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) e a Associação Nacional de Laboratórios (ANL).