Maria Armanda Ramos [1927-2019]

02 Maio 2019
Maria Armanda Ramos [1927-2019]
Maria Armanda Ferreira Alves da Silva Ramos, farmacêutica, ex-dirigente e assessora técnica da Ordem dos Farmacêuticos desde 1989 faleceu esta terça-feira, 30 de abril, em Lisboa, aos 91 anos.
Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Maria Armanda Ramos assessorou sucessivas direções da OF, durante quase 30 anos, numa relação que se iniciou em março de 1980, no mandato de Alberto Ralha como bastonário, quando foi eleita como vogal da Direção Nacional, ocupando o cargo de tesoureira.

O seu percurso profissional iniciou-se sob a orientação de Aluísio Marques Leal, como assistente nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Santa Marta, em Lisboa. Foi depois diretora técnica em farmácia comunitária, unidades fabris de empresas ligadas aos produtos cosméticos e na indústria farmacêutica. A partir de 1995 foi também professora auxiliar convidada do Instituo Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.

Figura conhecida para muitos farmacêuticos portugueses, esteve sempre disponível para esclarecer dúvidas dos colegas relacionadas com a atividade farmacêutica. A sua colaboração com a OF fica marcada por um número interminável de pareceres sobre variadíssimos diplomas legais, que compilava assiduamente e publicava na Revista da OF.

A Ordem dos Farmacêuticos, em nome dos seus colaboradores e de todos os farmacêuticos portugueses associa-se à dor sentida por familiares e amigos, endereçando as mais sentidas condolências à família e lembrando o importante papel desta ilustre farmacêutica para o desenvolvimento da profissão.

O corpo sairá da Basílica da Estrela pelas 14h40m em direção ao cemitério do Alto de São João.