Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Mário Beja Santos lança obra dedicada à literacia em saúde

03 Outubro 2017
Mário Beja Santos lança obra dedicada à literacia em saúde
“Doente mas previdente” é o título do mais recente livro de Mário Beja Santos, “Um ABC para a Cidadania em Saude”, que privilegia exemplos de capacitação, de literacia e de autonomia com base num aconselhamento nem sempre devidamente explorado: o aconselhamento farmacêutico. A apresentação da obra esteve a cargo da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, numa sessão realizada no dia 27 de setembro, no Museu da Farmácia, em Lisboa.
O livro recorda que há males ligeiros (olho seco, gengivite, prisão de ventre, alguns problemas gástricos…) que, quando convenientemente tratados, podem evitar doenças mais sérias. "Há muito a potenciar nesta informação que é totalmente gratuita e que nos possibilita escolhas corretas para o nosso bem-estar”, refere o autor, que entende que a "cidadania em saúde é o melhor adjuvante que o doente tem para possuir uma vida com qualidade, assegurando práticas a todos os utentes para melhorar os estilos de vida na vertente saúde”.
Com uma vida profissional orientada para a política dos consumidores, Beja Santos é autor de mais de três dezenas de títulos relacionados com as temáticas da política dos consumidores. Foi professor do ensino superior, colaborou durante mais de duas décadas em emissões radiofónicas ligadas à defesa do consumidor, foi autor e apresentador de programas televisivos, e teve uma participação ativa no consumerismo europeu.
Alguns dos seus últimos livros foram dedicados à Guiné: Diário da Guiné, 1968-1969 – Na Terra dos Soncó, Diário da Guiné, 1969-1970 – O Tigre Vadio, Mulher Grande, A Viagem do Tangomau, Adeus, até ao meu regresso, um levantamento da literatura sobre e de combatentes na Guiné, e Da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau: Um Roteiro, escrito de colaboração com Francisco Henriques da Silva.