Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Marta Temido, Jamila Madeira e António Sales formam a equipa da Saúde

21 Outubro 2019
Marta Temido, Jamila Madeira e António Sales formam a equipa da Saúde
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou a proposta de composição do XXII Governo Constitucional, apresentada hoje pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. Marta Temido mantém a titularidade da pasta da Saúde, mas renova a sua equipa de secretários de Estado, formada agora pelos deputados socialistas Jamila Madeira e António Sales.

O anúncio da recondução da ministra da Saúde foi conhecido no início da semana passada. Marta Temido vai continuar à frente do Ministério da Saúde, depois de ter assumido o cargo, em outubro do ano passado, após remodelação governamental que levou à substituição do ministro Adalberto Campos Fernandes.

Natural de Coimbra, 45 anos, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões é doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O seu percurso académico inclui ainda funções de docência, como professor assistente convidada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Especializou-se em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, foi subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Entre 2016 e 2017, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

A nova secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Bárbara Madeira e Madeira, que substitui Francisco Ramos no cargo, é licenciada em Economia e mestre em Finanças pelo INDEG/ISCTE.

Natural de Alte, no concelho de Loulé, tem 44 anos e pertence aos quadros da REN - Redes Energéticas Nacionais desde 1997, onde desempenhou funções como diretora para a Agenda Europeia de Energia.

Deputada pelo Partido Socialista (PS) em diferentes mandatos (entre 1999 e 2004), foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS com o pelouro da Saúde na última legislatura. Entre 2004 e 2009, foi eurodeputada, assumindo responsabilidades nas áreas do emprego, assuntos sociais e desenvolvimento regional.

António Lacerda Sales completa a equipa ministerial com a pasta da Saúde, substituindo Raquel Duarte no cargo de secretário de Estado da Saude.

Natural de Leiria, 57 anos, foi deputado à Assembleia da República na anterior legislatura e integrou as Comissões Parlamentares de Assuntos Europeus, de Saúde, como coordenador do grupo parlamentar, de Defesa Nacional e do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, como suplente.

É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo exercido como médico ortopedista no Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria, até ao início da XIII Legislatura. É autor de publicações na área da medicina desportiva e do envelhecimento saudável e ativo.

A nota da Presidência da República indica que a nomeação e posse de todo o XXII Governo Constitucional estão previstas para esta semana, em data a determinar, depois da publicação do mapa oficial das eleições e da primeira reunião da nova legislatura da Assembleia da República.