Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Medalha de Serviços Distintos para farmacêutico militar

10 Fevereiro 2022
Medalha de Serviços Distintos para farmacêutico militar
Foi hoje publicado em Diário da República a condecoração do Tenente-Coronel farmacêutico Paulo Cruz, Chefe do Gabinete de Apoio do Diretor do Hospital das Forças Armadas (HFAR). O farmacêutico foi condecorado com a Medalha Militar de Serviços Distintos, pelo seu trabalho, dedicação e empenho “num dos períodos mais exigentes e dramáticos para o HFAR”, no âmbito do combate à pandemia de COVID-19, “demonstrando uma profunda dedicação e resiliência para ultrapassar todas as situações adversas com elevado sucesso”. A condecoração foi imposta numa cerimónia realizada no HFAR, em Lisboa, pelo então Diretor do HFAR, Brigadeiro-General Rui Sousa, entretanto sucedido no cargo pelo Comodoro Francisco Gamito Guerreiro.
O farmacêutico militar foi reconhecido pela sua "invulgar capacidade de liderança, inteligência e acentuada competência profissional, refletidas no modo correto, objetivo e esclarecido como interpretou a missão de chefe de gabinete", sendo a sua segunda distinção com a Medalha Militar de Serviços Distintos, grau prata, depois do reconhecimento, em fevereiro de 2020, durante as comemorações do 102.º aniversário do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), atual Laboratório Nacional do Medicamento.

As Medalhas Militares, nas diferentes modalidades, destinam-se a galardoar serviços notáveis prestados às Instituições Militares e à Nação, e bem assim, a distinguir altas virtudes no serviço por militares da Armada, do Exército e da Força Aérea. A Medalha de Serviços Distintos destina-se a galardoar serviços de caráter militar, relevantes e extraordinários, ou atos notáveis de qualquer natureza ligados à vida da instituição militar, de que resulte, em qualquer dos casos, honra e lustre para a Pátria ou para a própria instituição.

Pode consultar aqui o Despacho n.º 1659/2022, que condecora vários militares e civil com a Medalha de Serviços Distintos, grau prata