Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Ministro comprometido com agenda dos farmacêuticos

27 Setembro 2022
Ministro comprometido com agenda dos farmacêuticos
Numa das suas primeiras intervenções públicas no cargo, o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, dirigiu-se ontem aos farmacêuticos para agradecer o seu “trabalho quotidiano” e, muito especialmente, o “esforço” empregue durante os dois últimos anos de pandemia, continuando a garantir o acesso aos medicamentos e serviços de saúde “muito úteis à população”. Participando na sessão solene comemorativa do Dia Nacional do Farmacêutico, o governante mostrou-se comprometido com algumas prioridades elencadas pelos farmacêuticos, como a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a renovação da terapêutica a doentes crónicos.

"Temos obrigação de generalizar algumas ações que mostraram funcionar bem”, considera o ministro da Saúde, em referência a vários projetos e experiências-piloto desenvolvidos nas farmácias que evidenciaram vantagens clínicas e económicas para os doentes e para o sistema de saúde.

"Estou comprometido com essa agenda política de organizar de forma mais ativa a distribuição em proximidade dos medicamentos de uso hospitalar, poupando viagens difíceis a muitos doentes e muitas famílias e, por essa via, recursos ao Serviço Nacional de Saúde e ao Estado, e da criação de mecanismos que agilizem a possibilidade de renovação da medicação crónica para tantos e tantos doentes, poupando tarefas que, do lado do sistema de saúde parecem mais burocráticas do que de outro teor, e otimizando as condições através das quais os farmacêuticos possam ter uma participação mais ativa na gestão da doença crónica, que em alguns casos é essencial”, disse Manuel Pizarro, na sua intervenção no Dia Nacional do Farmacêutico.

O ministro da Saúde referiu-se ainda ao acesso dos farmacêuticos aos dados em saúde, mencionando a relevância da criação de um perfil de informação de saúde a que estes profissionais possam aceder. "Hoje há pessoas que têm muitas patologias, que tomam muitos medicamentos e, independentemente da responsabilidade especial dos médicos e enfermeiros no controlo da prescrição terapêutica, também é muito importante perceber, no momento de aviar os medicamentos na farmácia, se os doentes estão a fazer exatamente conforme a prescrição”, explicou o governante à margem do evento.

Manuel Pizarro abordou ainda alguns desafios prementes para os sistemas de saúde, que, em sua opinião, resultam de aspetos positivos, dos avanços científicos e tecnológicos. "De facto, temos hoje uma capacidade muito maior de diagnosticar e tratar patologias que até há poucos anos tinha um curso frequentemente fatal. […] Hoje temos um armamentário terapêutico muitíssimo superior ao que existia. As diferenças são absolutamente notáveis”, lembrou o ministro.

A inovação terapêutica tem "custos muito elevados”, o que aumenta a responsabilidade na forma como é utilizada. O ministro da Saúde acompanha a preocupação manifestada pelo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de que não é possível promover o uso seguro e responsável dos medicamentos e, muito particularmente, da inovação terapêutica sem a participação mais vasta dos farmacêuticos, "que são os profissionais mais bem preparados para lidar com os medicamentos”.

Manuel Pizarro entende ainda que os farmacêuticos têm um papel central no combate á iliteracia em saúde, promovendo a utilização correta destas tecnologias de saúde extremamente dispendiosas para o país.

Por fim, o ministro referiu-se ao processo de integração de novos farmacêuticos no SNS, lembrando o processo em curso para ingresso de mais de uma centena de farmacêuticos na Residência Farmacêutica. "Herdei a carreira farmacêutica criada, mas não me livro de alguns problemas com a sua implementação”, admitiu o ministro, reiterando a abertura do Ministério para o diálogo e cooperação, que quer prosseguir ao longo do mandato com os demais parceiros.