Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Municípios envolvem-se na execução do Programa abem

22 Janeiro 2018
Municípios envolvem-se na execução do Programa abem
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Dignitude formalizaram um acordo de cooperação para alargar a todo o País o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório a cidadãos em situação de carência económica. O protocolo prevê a dinamização de parceiras de base local e a sensibilização dos municípios para a missão do Programa abem.

Ao abrigo deste protocolo, as duas entidades vão colaborar "implementação de estratégias de mobilização da sociedade civil para os objetivos de filantropia e de solidariedade subjacentes” ao Abem, e na promoção e divulgação deste programa junto dos municípios.

Manuel Machado, presidente da ANMP, reafirmou a disponibilidade para desenvolver a "cooperação ativa” do Poder Local com "outras entidades que promovam o bem comum”, assumindo o compromisso de informar e sensibilizar "todos e cada um dos municípios” para o programa, cuja aplicação deve ser feita em função das "caraterísticas específicas” de cada território.

O presidente da Dignitude, Paulo Cleto Duarte, lembrou, por seu turno, que um em cada quatro portugueses não tem acesso aos medicamentos que lhe são prescritos por "razões económicas”. Com esta "parceria de colaboração é atingido o objetivo de promoção, divulgação e comunicação do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento junto dos Municípios”.

O Programa abrange atualmente 3.213 beneficiários de 51 concelhos do país, ao longo de 16 distritos e dos arquipélagos da Madeira e Açores. Em cerca de um ano e meio de existência, com o apoio de 41 entidades referenciadoras, já dispensou 50.914 embalagens de medicamentos.