Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

NHS financia novo dispositivo para medição da glicose

22 Novembro 2018
A partir de abril do próximo ano, o sistema de saúde britânico vai aceitar prescrições de dispositivos de leitura e monitorização da glicose em flash para utentes com diabetes tipo 1 elegíveis. O novo dispositivo Freestyle Libre é colocado no braço dos doentes e permite a transmissão eletrónica dos níveis de glicose para um smartphone, por exemplo, evitando o desconforto provocado pelas picadas no dedo.

O anúncio foi feito depois de uma investigação publicada no British Medical Journal, a 7 de novembro, revelar que dezenas de milhares de utentes com diabetes tipo 1 não podiam beneficiar do novo dispositivo por diferenças nos critérios de prescrição de alguns grupos de comissionamento clínico (CCGs).

Em comunicado, o NHS revelou que cerca de 5% das pessoas com diabetes em Inglaterra têm acesso ao Freestyle Libre, mas acrescentou que "se os CCGs seguissem a orientação corretamente, esse número poderia subir para pelo menos 20-25%”.

"Há cada vez mais pessoas a utilizar ferramentas modernas para gerir problemas de saúde como a diabetes. Inovações como esta também libertam tempo e recursos do NHS como um todo”, disse Simon Stevens, diretor executivo do NHS England.