Nova versão do Código de Ética da Apormed

23 Maio 2023
Nova versão do Código de Ética da Apormed
A Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (Apormed) efetuou uma revisão do seu Código de Boas Práticas Comerciais, implementado em 2018. Cinco anos depois, a organização sentiu necessidade de reforçar o compromisso com os princípios éticos das boas práticas comerciais, procurando assim acentuar a transparência e a independência entre as empresas e os profissionais de saúde. A nova versão entrou em vigor a 1 de janeiro.

"Uma das principais novidades desta revisão ao Código é a notificação prévia ao empregador do profissional de saúde, sempre que exista qualquer interação que implique uma transferência de valor ou potenciais conflitos de interesses", explica o diretor executivo da associação, Jorge Gonçalves.

O Código de Boas Práticas Comerciais apresenta um conjunto de diretrizes e orientações sobre as interações das empresas de dispositivos médicos com os profissionais de saúde, unidades de saúde, organismos de compra centralizada e outras entidades. A Apormed pretende assim assegurar que qualquer apoio prestado pelas empresas de dispositivos médicos não colide com as normas legais e éticas aplicáveis.

Os critérios gerais para a organização de eventos educativos são também adaptados para abarcar a realização eventos e formações à distância.

"A indústria dos dispositivos médicos continua empenhada em elevar os níveis de transparência no seu relacionamento com os profissionais de saúde mediante a adoção de uma rigorosa autorregulação. Desta forma, este Código define elevados padrões éticos nas atividades desenvolvidas pelas Empresas nossas Associadas no que respeita ao apoio à formação contínua dos profissionais de saúde", defende ainda o diretor executivo da associação.

Clique para consultar a nova versão do Código de Boas Práticas Comerciais da Apormed.