{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Novo relatório da OCDE destaca potencial dos cuidados de saúde primários

18 Junho 2020
Novo relatório da OCDE destaca potencial dos cuidados de saúde primários
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresentou um novo relatório intitulado “Percebendo o Potencial dos Cuidados de Saúde Primários”, que identifica os principais desafios políticos e analisa o progresso e as inovações necessárias para os países aproveitarem todo o potencial que os cuidados de saúde primários podem proporcionar aos cidadãos e sistemas de saúde.
O documento realça que os cuidados de saúde primários são essenciais para impulsionar os cuidados preventivos, prestar cuidados de proximidade e apoiar os cidadãos na gestão da sua saúde.

Os autores entendem que os cuidados de saúde primários têm potencial para melhorar a eficiência dos sistemas de saúde e os resultados em saúde das populações, independentemente das suas condições socioeconómicas.

Propõem-se novos modelos de organização de serviços, melhor coordenação entre os prestadores, melhor uso da tecnologia digital e melhor uso de recursos e incentivos, contribuindo assim para uma redução de necessidades de hospitalizações e para una mitigação de desigualdades na saúde.