Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Novo relatório da OMS sobre Farmácia Comunitária europeia

07 Outubro 2019
A Organização Mundial de Saúde publicou um novo relatório sobre o quadro legal e regulamentar das farmácias comunitárias na europa. O documento fornece uma visão geral da atividade farmacêutica no continente europeu, abrangendo aspetos relacionados com o a formação e acesso à profissão, abertura e propriedade de farmácias e barreiras à concentração.

Este trabalho detalha os requisitos de funcionamento em diversos países alvo de análise, como os horários, quadro de pessoal, instalações e serviços disponibilizados à população, referindo-se também a canais alternativos de distribuição, para os medicamentos não sujeitos a receita médica ou para venda online de medicamentos.

Nas conclusões deste relatório são destacadas diferenças regulamentares entre países, que são resultado de ordenamentos jurídico distintos, quer a nível nacional quer especificamente para as áreas da saúde e do medicamento. Estas diferenças acabam por ter também reflexo no próprio desenvolvimento do setor e dos sistemas de saúde.

Clique para aceder ao relatório "The legal and regulatory framework for community pharmacies in the WHO Europe Region (2019)