Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF e SPMS esclarecem "perfil Farmacêutico" do SClínico Hospitalar

14 Setembro 2022
OF e SPMS esclarecem "perfil Farmacêutico" do SClínico Hospitalar
Cerca de 250 farmacêuticos participaram ontem no webinar organizado pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) sobre o acesso e partilha de dados em saúde, através do sistema de informação SClínico Hospitalar, presente em mais de 50 entidades do setor da saúde, e utilizado pela maioria dos seus profissionais (mais de 65 mil utilizadores).

Com um perfil dedicado aos farmacêuticos, o sistema permite a comunicação e partilha de informação com os outros profissionais de saúde, contribuindo, de forma decisiva, para uma intervenção efetiva do farmacêutico e para a qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados aos cidadãos.

A abertura do evento esteve a cargo do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e do presidente dos SPMS, Luís Goes Pinheiro, que recordaram alguns assuntos partilhados durante reunião realizada em junho entre as duas entidades, e que motivou a realização deste webinar dedicado ao perfil "Farmacêutico” do sistema de informação SClínico Hospitalar.

O representante dos farmacêuticos sublinhou que a importância da generalizar o acesso aos dados de saúde que são relevantes para o exercício farmacêutico, particularmente dos que exercem nas áreas assistenciais, como a Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária e nas Análises Clínicas.

Realçando também o carácter estratégico desta iniciativa da OF e SPMS, o bastonário assegurou o compromisso da instituição em continuar a promover e defender a participação e acesso dos farmacêuticos de várias áreas profissionais a informações clínicas relevantes para qualidade e segurança dos serviços que prestam aos seus utentes.

Os responsáveis dos SPMS apresentaram as funcionalidades do sistema e do perfil "Farmacêutico” em particular, esclarecendo diversas dúvidas dos participantes que assistiram à sessão, que vão agora ser compiladas e disponibilizadas para consulta de todos os inscritos.

Foi ainda possível conhecer os próximos desenvolvimentos associados ao perfil "Farmacêutico”, onde se incluem módulos e funcionalidades dedicadas à prescrição eletrónica emitida em cada unidade do SNS ao serviço de reconciliação da terapêutica.