Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF em contacto com farmacêuticos residentes

18 Janeiro 2023
OF em contacto com farmacêuticos residentes
Mais de uma centena de farmacêuticos iniciaram este mês, em várias unidades de saúde do país, o primeiro programa da Residência Farmacêutica. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) está a acompanhar os desenvolvimentos em torno desta primeira edição do programa formativo, tendo contactado todos os farmacêuticos colocados, para atualização dos seus dados e contactos profissionais.

Para a grande maioria dos farmacêuticos colocados, o programa da Residência Farmacêutica teve início logo nos primeiros dias de 2023. A Administração Central do Sistema de Saúde disponibilizou também uma minuta para adiamento do início do programa para desvinculação de farmacêuticos colocados com contratos de trabalho com as respetivas entidades patronais.

Ao todo, foram disponibilizadas 143 vagas, distribuídas pelas áreas de Análises Clínicas (43), Farmácia Hospitalar (92) e Genética Humana (8), mais de 40 instituições de saúde do continente e regiões autónomas.

A Residência Farmacêutica representa um importante passo na diferenciação e valorização dos farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo uma formação sólida, estruturada e uniforme, tendo em vista a especialização e o acesso à Carreira Farmacêutica no SNS.

No final deste percurso formativo de quatro anos, os farmacêuticos residentes estarão habilitados e capacitados para um exercício profissional autónomo e tecnicamente diferenciado na correspondente área de exercício profissional.