OF esclarece vacinação de farmacêuticos comunitários

27 Outubro 2020
Ao longo das últimas semanas, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem sido confrontada com vários pedidos de esclarecimento sobre a integração dos farmacêuticos comunitários nos grupos prioritários para vacinação gratuita contra a gripe.
Com absoluta transparência e no cumprimento de um dever de informação aos seus membros, a OF emite o seguinte esclarecimento:

1. A OF acompanhou a negociação entre o Governo, através do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, e as associações de farmácias, da indústria farmacêutica e da distribuição farmacêutica sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020/2021, que levou à disponibilização de 200 mil doses de vacinas do contingente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para administração gratuita nas farmácias aos utentes com 65 ou mais anos.

2. O acordo contempla a disponibilização de 10 mil doses da vacina contra a gripe para administração aos farmacêuticos e respetivas equipas que participam na campanha de vacinação deste ano. Estas doses de vacinas estão incluídas no contingente das vacinas disponibilizadas pelo SNS para distribuição nas farmácias.

3. Nestes termos, as associações setoriais acordaram a atribuição de três doses da vacina a cada farmácia participante, assumindo a coordenação deste processo e a definição de procedimentos para administração destas vacinas do contingente do SNS aos farmacêuticos comunitários.

A Ordem dos Farmacêuticos continuará a acompanhar a operacionalização desta medida, que inclui, pela primeira vez, a rede de farmácias numa campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal.

Lisboa. 27 de outubro de 2020.

A Ordem dos Farmacêuticos