OF pede inclusão do farmacêutico nas medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico

22 Junho 2017
A Ordem dos Farmacêuticos, na sequência da análise da Resolução da Assembleia República nº 200/2016, relativa ao reforço de medidas de prevenção, diagnóstico, tratamento e apoio aos doentes de cancro da mama, pede a inclusão do farmacêutico no processo enquanto profissional de saúde.
O farmacêutico exerce um papel fundamental em todas as etapas do circuito do medicamento, influenciando e monitorizando a sua utilização racional, segura e custo-efetivo, garantindo a optimização do tratamento no doente, assim como a sustentabilidade do SNS, devendo por isso ser incluído nesta resolução. A exclusão do farmacêutico nas medidas preventivas, diagnóstico, tratamento e apoio aos doentes de cancro da mama, pode comprometer a realização de tratamentos oncológicos adequados, concretamente a supervisão e preparação de citotóxicos, e constituir barreira na resposta atempada aos doentes em regime de ambulatório e internamento.
A este propósito, a Bastonária da OF, escreveu ao Presidente da Assembleia da República mostrando preocupação com a omissão de referência do farmacêutico, solicitando a atenção do mesmo aos motivos já referidos.