Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF reforça aproximação às associações de doentes

22 Fevereiro 2023
OF reforça aproximação às associações de doentes
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve na passada segunda-feira, 20 de fevereiro, reunida com a Associação SERaro – Associação das Síndromes Excecionalmente Raras de Portugal, presidida pela farmacêutica Ana Rute Sabino. Esta reunião reforça a estratégia de aproximação da OF às associações de doentes em que procura conhecer as principais iniciativas e prioridades de cada uma destas associações. Na ótica da OF, a prestação de serviços farmacêuticos ao cidadão e a qualidade dos mesmos está interligada com a diferenciação profissional que se exige aos farmacêuticos, que só faz sentido se corresponder às necessidades e às exigências dos doentes.

A SERaro tem como objetivo melhorar as condições de vida dos portadores de doenças excecionalmente raras e pessoas que aguardam confirmação de diagnóstico, assim como das pessoas que com elas convivem, e surge da então necessidade de colmatar um fosso representacional de doentes na Sociedade portuguesa. Nesta reunião, a SERaro apresentou à OF o seu âmbito de ação, os projetos desenvolvidos e as suas grandes prioridades.

Por sua vez, a OF demonstrou o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da elaboração de normas e boas práticas profissionais, designadamente as que se referem à dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares e à revisão da terapêutica, e em termos da diferenciação profissional, como é o caso da competência em oncologia. A OF reiterou ainda como requisito fundamental para a prestação destes serviços a questão do acesso a dados clínicos relevantes e da comunicação entre instituições.

As duas instituições mostraram a intenção de trabalhar em conjunto em matérias que se relacionem com doenças raras e medicamentos órfãos, através do desenvolvimento de iniciativas conjuntas que permitam capacitar os farmacêuticos para esta área específica, em função das necessidades dos doentes.

Saiba mais sobre a SERaro em seraro.pt.