OF reúne com grupos parlamentares para análise do setor das análises clínicas

25 Outubro 2017
OF reúne com grupos parlamentares para análise do setor das análises clínicas
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reúne esta semana com representantes dos grupos parlamentares do PSD, PS e PCP para analisar o panorama atual do setor das Análises Clínicas, a segunda área profissional com maior número de farmacêuticos em exercício, depois da Farmácia Comunitária.

A Ordem está preocupada com o impacto de medidas de natureza político-administrativa adotadas nos últimos anos, que alteraram toda a organização e funcionamento do setor e que ameaçam a sustentabilidade dos pequenos e médios laboratórios de analises clínicas/patologia clínica, que durante décadas assumiram um papel nuclear no acesso dos portugueses aos meios complementares de diagnóstico.

Fenómenos como a internalização das análises clínicas nos hospitais e laboratório do Estado ou a integração de unidades privadas locais em operadores de maior dimensão têm vindo a condicionar a ação de todos quantos operam nesta área. O clima de mudança afeta também alguns princípios fundamentais da Lei de Bases da Saúde, como a acessibilidade, a cobertura geográfica ou a liberdade de escolha dos doentes.

Por outro lado, assiste-se também à tomada de decisões pela administração central, autoridades locais ou administrações hospitalares sem a devida evidência. Sob o argumento de um melhor aproveitamento da capacidade instalada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), encaminham-se os doentes para as unidades públicas e despreza-se o regime de complementaridade entre o setor público e privado que constituiu trave-mestra do nosso sistema de saúde.

A OF tem vindo a defender que o aproveitamento da capacidade instalada deve ocorrer onde ela efetivamente já existe. Volvidos mais de dois anos da publicação do estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre o setor, continuam por apurar vários indicadores relativos à atividade dos laboratórios clínicos, designadamente o verdadeiro custo unitário dos exames no setor público e a sua competitividade face ao sistema de convenções estabelecido há vários anos.

O tema vai ser alvo de uma análise mais detalhada com os deputados dos diferentes grupos parlamentares, tendo a OF assumido já o compromisso de iniciar em 2018 um estudo exaustivo sobre um setor que precisa de um rumo, de uma estratégia.