Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

OF visita colegas moçambicanos para estreitar laços de cooperação

29 Outubro 2018
OF visita colegas moçambicanos para estreitar laços de cooperação
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, descoloca-se a Moçambique, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, para aprofundar a cooperação entre os dois países na área farmacêutica. A responsável da OF lidera uma comitiva de farmacêuticos portugueses que participa no Encontro Luso-Moçambicano do Setor Farmacêutico, no dia 1 de novembro, em Maputo, e que antecede o 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique, agendado para o dia 2 de novembro.

O programa desta viagem oficial a Moçambique engloba visitas às principais instituições e órgãos de gestão da área da Saúde, estando agendadas audiências com a ministra da Saúde, Nazira Abdula, com a embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, e com a Direção Nacional de Farmácia. Estão ainda previstas visitas a locais representativos das múltiplas áreas de intervenção dos farmacêuticos no sistema de saúde, como a Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, Indústria Farmacêutica, Distribuição Farmacêutica, Análises Clínicas e Ensino.

A OF de Portugal e a Associação de Farmacêuticos de Moçambique (Afarmo) organizam, no dia 1 de novembro, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, o Encontro Luso-Moçambicano do Setor Farmacêutico para refletir sobre a regulação e a qualificação dos farmacêuticos, bem como sobre questões estruturais relacionadas com a integração destes profissionais no sistema de saúde e com a investigação científica.

No dia seguinte, no mesmo local, decorre o 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique, organizado e promovido pela Afarmo, que visa proporcionar uma oportunidade para desenvolvimento profissional dos farmacêuticos moçambicanos e networking entre profissionais do setor. A História da Farmácia em Moçambique, as Boas Páticas de Farmácia Comunitária e ao impacto da nova legislação na área do medicamento e o associativismo na área farmacêutica são alguns temas em foco no evento.

A participação da OF de Portugal nas iniciativas organizadas pelos colegas farmacêuticos moçambicanos enquadra-se nos objetivos estratégicos da instituição de apoio à capacitação, desenvolvimento e consolidação da profissão farmacêutica nos países de língua oficial portuguesa.