Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OMS lança plano estratégico em resposta à Mpox

05 Setembro 2024
Em resposta ao surto de Mpox em África, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um Plano Estratégico de Preparação e Resposta internacional no passado dia 26 de agosto.
Isto segue-se à recente declaração da OMS de que o surto de Mpox é uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Este é o nível mais alto de alerta que a OMS pode emitir e coloca o atual surto de Mpox na mesma categoria de surtos anteriores, como a COVID-19 (2020), o Ébola (2019) e a microcefalia relacionada com o Zika (2016), sublinhando assim a gravidade da epidemia e a necessidade de uma resposta coordenada para a conter.

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é causada por um vírus de ADN de dupla hélice, com invólucro, pertencente ao género Orthopoxvirus na família Poxviridae. A infeção provoca sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, arrepios e dores musculares. A doença é também caracterizada pelo surgimento de erupções cutâneas. Embora na maioria dos casos a sintomatologia seja ligeira e se resolva em poucas semanas, em algumas pessoas – particularmente crianças, mulheres grávidas e pessoas imunosuprimidas – podem sofrer de doença mais grave com consequências fatais.

Desde o início do ano, ocorreram aproximadamente 24.002 casos e 617 mortes em África, predominantemente na República Democrática do Congo (RDC), embora outros 12 países também tenham sido afetados. O surto em África é invulgarmente complexo, pois três epidemias estão a ocorrer simultaneamente, com diferentes modos de propagação e a afetar populações diversas.