Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Operação Luz Verde chegou a mais de oito mil doentes

30 Abril 2020
Operação Luz Verde chegou a mais de oito mil doentes
O serviço de entrega de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias ou no domicílio dos doentes que tinham de se deslocar ao hospital para levantar a sua medicação já abrangeu mais de oito mil pessoas no continente e nas regiões autónomas. Com apenas um mês de atividade, prestou assistência a um total de 8.306 utentes, envolvendo 1.980 farmácias comunitárias, 33 serviços farmacêuticos hospitalares e 15 associações de doentes.
Em funcionamento de forma gratuita durante a vigência do estado de emergência, o serviço delineado por farmacêuticos hospitalares e comunitários, em articulação com os distribuidores farmacêuticos e com o apoio das Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos, a Operação Luz Verde está a garantir a continuidade da terapêutica a doentes oncológicos, com VIH/sida ou esclerose múltipla, entre outras patologias.

A entrega da medicação é articulada pela Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) e efetuada pela farmácia escolhida pelos doentes, que assegura sempre o serviço de entrega ao domicílio, a título individual ou em articulação com os municípios, juntas de freguesia e outras entidades do setor social.

Com esta iniciativa do setor farmacêutico, mais de oito mil pessoas evitaram deslocações desnecessárias aos hospitais para ir buscar a sua medicação, diminuindo-se assim o risco de novas infeções com o coronavírus SARS-CoV2, em especial junto de uma população mais fragilizada.