Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Orçamento da Saúde cresce 5%

15 Outubro 2018
Orçamento da Saúde cresce 5%
O ministro das Finanças entregou ontem ao Presidente da Assembleia da República as propostas de Orçamento de Estado e de Grandes Opções do Plano para 2019. O Ministério da Saúde terá um orçamento de 10.922 milhões de euros, mais 5% do que o valor estimado para o presente ano, ou seja, mais 523,3 milhões de euros.

Em conferência de imprensa, Mário Centeno apresentou as linhas gerais da proposta do Executivo. No setor da saúde, sublinhou vários investimentos, como a continuação do programa de construção de cinco novos hospitais e a aposta nos cuidados de saúde primários.

Desde 2015, destacou o ministro "são mais de 1.200 milhões de euros de reforço do programa orçamental da saúde, que elimina todo o défice criado ao longo do programa de ajustamento”.

A proposta de Orçamento de Estado para 2019 prevê um novo modelo de financiamento dos hospitais públicos. "Vamos lançar um projeto-piloto que altera o modelo de financiamento dos hospitais: tem como objetivo redução muito significativa do endividamento destas instituições e permitir ganhos de eficiência”, disse ainda.

 Clique para aceder à apresentação do OE 2019.

 Consulte também as Propostas de Lei n.º 155/XIII e 156/XIII, que aprovam as Grades Opções do Plano para 2019 e o Orçamento para 2019.