Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Ordem acolheu celebração do 3.º aniversário da Comunidade Lusófona da Women in Global Health

08 Junho 2026
Ordem acolheu celebração do 3.º aniversário da Comunidade Lusófona da Women in Global Health
A sede da Ordem dos Farmacêuticos (OF), em Lisboa, acolheu no passado dia 25 de maio a celebração do 3.º aniversário da Comunidade Lusófona da Women in Global Health (WGH-LC), uma iniciativa dedicada à promoção da liderança feminina em saúde nos países de língua portuguesa.
A data coincidiu simbolicamente com o Dia de África, reforçando os valores de cooperação, equidade e desenvolvimento humano que orientam a atuação da Comunidade Lusófona da Women in Global Health e que se encontram alinhados com os princípios de responsabilidade social, promoção da saúde e defesa da equidade que norteiam a Ordem dos Farmacêuticos.

Na sessão de abertura, em representação do Bastonário da OF, o Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), Humberto Alexandre Martins, destacou o orgulho da instituição em associar-se à iniciativa, sublinhando que falar de liderança em saúde é falar de qualidade dos sistemas de saúde, acesso, inovação, sustentabilidade e justiça social.

Salientou ainda que sistemas de saúde mais representativos são também sistemas mais fortes e mais preparados para responder aos desafios atuais, como o envelhecimento populacional, as doenças crónicas, o acesso ao medicamento, a saúde digital, a inteligência artificial, as alterações climáticas e as desigualdades em saúde.

O responsável destacou igualmente a importância de promover ambientes mais inclusivos e de garantir que o mérito, a competência e a liderança são reconhecidos sem barreiras de género, deixando uma palavra de reconhecimento a todas as profissionais de saúde e, em particular, às farmacêuticas.

"A profissão farmacêutica é hoje maioritariamente feminina. Essa realidade é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade: a responsabilidade de garantir representatividade nos espaços de liderança, de continuar a valorizar o percurso profissional e científico das mulheres e de afirmar o contributo indispensável dos farmacêuticos para o sistema de saúde e para a sociedade”, concluiu o representante da OF.