Ordem e associações setoriais criam Linha de Apoio ao Farmacêutico

12 Março 2020
A Ordem dos Farmacêuticos e as associações que representam as áreas assistenciais da profissão farmacêutica – Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas – criaram um Gabinete de Apoio ao Farmacêutico para coordenação estratégica e implementação de medidas para todo o setor farmacêutico enfrentar a pandemia de COVID-19.

Entre as medidas adotadas está a criação de uma Linha de Apoio ao Farmacêutico, um número de telefone gratuito (iniciado por 800), que entra em pleno funcionamento a partir de segunda-feira, após uma fase inicial de testes atualmente em curso. Esta Linha de Apoio ao Farmacêutico visa responder às dúvidas, dificuldades e problemas que os colegas enfrentam diariamente por causa do novo coronavírus. Numa primeira fase, a linha vai responder a questões eminentemente profissionais e técnico-científicas dos farmacêuticos comunitários, sendo depois capacitada para resposta aos farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos.

O Gabinete de Apoio ao Farmacêutico continua a trabalhar em várias outras medidas dirigidas aos profissionais que estão nas farmácias, nos hospitais e nos laboratórios de análises clínicas. Além do envio periódico de informação técnica e de orientações emitidas pelas autoridades de saúde, estão a ser permanentemente atualizados Planos de Contingência, checklists para intervenção profissional, perguntas frequentes e materiais informativos para o público e profissionais.