Imaem noticias

Ordem juntou farmacêuticos açorianos

07 Junho 2024
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) concluiu esta semana uma Visita Regional aos Açores, que englobou passagens pelo Hospital do Divino Espírito Santo e Unidade de Saúde de Ponta Delgada, Hospital do Espírito Santo, em Angra do Heroísmo, farmácias comunitárias, laboratórios de análises clínicas e um distribuidor farmacêutico. Como vem sendo hábito nestas Visitas Distritais e Regionais, a OF promoveu encontros com farmacêuticos locais, neste caso, em São Miguel e na ilha Terceira, que registaram uma forte adesão dos colegas açorianos, permitindo contacto e partilha de informações relevantes para o exercício profissional.

A Reunião Aberta realizada no dia 3 de junho, no Hotel VIP Executive, em Ponta Delgada, registou a participação de mais de três dezenas de farmacêuticos de diferentes áreas profissionais, incluindo o único farmacêutico que integra o programa formativo da Residência Farmacêutica na área das Análises Clínicas nas unidades de saúde do Serviço Regional de Saúde.

Dois dias depois, a 5 de junho, a OF voltou a organizar um encontro com farmacêuticos, desta feita, na ilha Terceira, na sede da Delegação Regional dos Açores da OF, numa iniciativa que juntou também cerca de duas dezenas de farmacêuticos.

Em ambas as reuniões, o bastonário elencou as principais prioridades de intervenção da OF e os desafios da profissão farmacêutica em diferentes áreas profissionais. Com esta iniciativa foi também possível registar as principais preocupações dos farmacêuticos açorianos, bem como debater as linhas gerais do Plano Regional de Saúde proposto pelo Governo Regional.