Ordem recebida no Ministério da Saúde

05 Dezembro 2018
Ordem recebida no Ministério da Saúde
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, foi ontem recebida em audiência pela nova ministra da Saúde, Marta Temido. Foi a primeira reunião formal entre dirigentes da OF e a nova equipa ministerial. Marta Temido ficou a conhecer as prioridades de intervenção da OF nos domínios da Farmácia, do Medicamento e das Análises Clínicas.

A bastonária considerou que a reunião com a governante foi "muito positiva” e que permitiu clarificar algumas prioridades do Ministério da Saúde, cujas políticas até final da presente legislatura estão em linha com o programa de Governo, dando continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pelos antecessores.

Entre as prioridades enunciadas pela bastonária durante o encontro está a conclusão da regulamentação da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saude (SNS), nomeadamente de um internato que ajude a definir um percurso formativo e um modelo de progressão e de desenvolvimento profissional para os farmacêuticos com vínculo ao SNS, e que garanta a sua preparação para diferentes funções e responsabilidades em ambiente hospitalar, bem como a renovação geracional do quadro de farmacêuticos no SNS.

A nova ministra e a bastonária partilharam também informações sobre os alguns projetos em curso nas farmácias, como a dispensa da mediação para o VIH/sida ou a realização de testes rápidos de orientação para o diagnóstico da doença, quer nas farmácias quer nos laboratórios de análises. Foi também evidenciada vontade política de iniciar a passagem de alguns medicamentos oncológicos de dispensa exclusiva hospitalar para as farmácias na comunidade, tal como previso no programa de Governo.

A bastonária explicou ainda à nova ministra a posição da instituição sobre os problemas associados à internalização das análises clínicas nos hospitais e laboratórios públicos, que tem vindo a condicionar severamente a atividade, e a própria sustentabilidade, dos pequenos e médios laboratórios clínicos.

Nota ainda para a disponibilidade dos Serviços Farmacêuticos das Administrações Regionais de Saúde iniciarem experiências-piloto para prestação de cuidados e serviços diferenciados ao nível dos cuidados de saúde primários.

A bastonária esteve acompanhada nesta reunião com a ministra pela presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, Ema Paulino, e por Helena Farinha, da Direção Nacional da OF.

A acompanhar a ministra esteve o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, José Carlos Caiado.