Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Ordem voltou a juntar farmacêuticos e utentes

24 Maio 2024
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizou, no dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadãos”, em parceria com Plataforma Saúde em Diálogo (PSD), que agrega mais de 70 associações representantes de pessoas que vivem com doença. O “Acesso à Inovação em Saúde” foi o tema central do evento, abordado na perspetiva do investigador e do utilizador de novas tecnologias de saúde. Entre os participantes, foi realçada a relevância da intervenção dos farmacêuticos, desde a investigação e desenvolvimento à dispensa, acompanhamento e monitorização da efetividade das novas terapêuticas.

O II Encontro "Proximidade-Farmacêutico-Cidadão” juntou cerca de uma centena de participantes no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (CML), entre representantes das associações de pessoas com doença, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. 

A abertura esteve a cargo do presidente dos Serviços Sociais da CML, Bento Velhinho, na qualidade de anfitrião desta iniciativa da OF e PDS, e dos responsáveis máximos destas duas organizações, Jaime Melancia, presidente da PDS, e Helder Mota Filipe, bastonário da OF.


O representante dos farmacêuticos justificou a realização deste encontro com os representantes dos doentes com a necessidade de ouvir as suas perspetivas sobre um tema determinante para as suas vidas, em que são parte efetivamente interessada.

"Todos os dias, mais de 500 mil portugueses entram nas nossas farmácias, distribuídas homogeneamente por todo o território nacional. Temos, por isso, uma base de trabalho que não pode ser menospreza, subaproveitada. Estou certo de que é isso que os doentes querem. Mais e melhores serviços, prestados por profissionais qualificados, acessíveis e a preços controlados”, sustenta o bastonário.

"A inovação em saúde não se restringe ao produto, ao medicamento, à tecnologia em si. Abrange também serviços diferenciados, novos serviços valorizados pelos utentes. Todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, farmacêuticos ou enfermeiros, têm um longo percurso ainda para desenvolver e oferecer aos seus utentes”, disse ainda o dirigente da OF.

O programa do evento contemplou duas conferências iniciais dedicada ao tema, a cargo do coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação do IPO Porto, Rui Medeiros, e presidente da RD-Portugal - União das Associações de Doenças Raras de Portugal, Paulo Gonçalves, que apresentaram duas perspetivas diferentes sobre os desafios do acesso à inovação.

Estas duas intervenções foram posteriormente comentadas numa Mesa Redonda com representantes das associações de pessoas que vivem com doença, farmacêuticos e outros profissionais de saúde), culminando com um momento de debate entre os oradores e participantes.

Com esta iniciativa, a OF e a PDS registaram diferentes perspetivas sobre um tema central e de elevada atualidade para os sistema de saúde em todo o mundo, esperando intensificar a colaboração entre cidadãos e farmacêuticos em prol de mais e melhor acesso à inovação em saúde.