Ordens e parceiros da Saúde unem-se para debater o futuro da Saúde em Portugal

18 Abril 2018
Ordens e parceiros da Saúde unem-se para debater o futuro da Saúde em Portugal
As Ordens dos Profissionais da Saúde e as instituições da área da Saúde – públicas, privadas e do sector social – vão realizar nos dias 7 e 8 de junho, na Culturgest, em Lisboa, uma Convenção Nacional da Saúde, naquele que pretende ser o maio debate nacional sobre o presente e o futuro da Saúde em Portugal. As conclusões do encontro vão ficar espelhadas num documento que definirá a “Agenda da Saúde para a Próxima década”.

A sessão de apresentação pública da Convenção Nacional da Saúde, realizada na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, juntou os bastonários das profissões da área da Saúde e um alargado conjunto de parceiros ligados ao setor.

Miguel Guimarães, bastonário da OM, explicou que esta iniciativa "nasce da sociedade civil” e visa "juntar contributos” para definição de um "Pacto para a Saúde em Portugal”, dando assim cumprimento ao repto lançado há mais de um ano pelo Presidente da República, que concedeu o Alto Patrocínio a esta iniciativa.

Entre os temas que serão abordados nesta Convenção estão o financiamento e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, a revisão da Lei de Bases da Saúde ou complementaridade com os operadores privados no sistema de saúde.

No website criado a propósito desta iniciativa poderá encontrar mais informação sobre o evento, enviar os seus contributos e acompanhar os desenvolvimentos em torno desta reflexão sobre o futuro da saúde em Portugal.