Notícias
Papa realça intervenção dos farmacêuticos na COVID-19
12 Maio 2022"A pandemia de COVID-19 colocou os farmacêuticos na linha de frente. Os cidadãos, muitas vezes perdidos, encontraram em vocês um ponto de referência para assistência, conselho, informação e também, como bem sabemos, para poder realizar rapidamente os testes necessários para a vida e as atividades diárias”, destacou o Sumo Pontífice.
Francisco sublinhou o papel social dos farmacêuticos, considerados como "uma ponte” entre os cidadãos e os serviços de saúde. Em contexto de pandemia, "os serviços de saúde colocados à prova, senão paralisados, podem levar a mais desconforto, sofrimento e, infelizmente, mais danos à saúde. Os farmacêuticos dão uma dupla contribuição para o bem comum: aliviam a carga sobre o sistema de saúde e diminuem as tensões sociais”, destacou o Papa.
"Para as pessoas é muito importante a proximidade, o conselho e a familiaridade que deveria ser inerente de uma assistência em saúde”, acrescentou.
O Chefe da Igreja Católica sublinhou ainda o valor social e cultural da profissão. "Todos somos chamados a aprender um estilo de vida que respeite mais o ambiente em que Deus nos colocou, da nossa casa comum. E este estilo de vida também inclui uma forma saudável de comer e de viver em geral. Penso que os farmacêuticos também podem ´criar cultura´ nesta área, promovendo uma maior sabedoria para levar uma vida saudável”.
"Os farmacêuticos podem ajudar a desmascarar os enganos de um falso bem-estar e a educar para um verdadeiro ´viver bem´, que não seja um privilégio de poucos, mas ao alcance de todos”, concluiu.