{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Parceria entre farmacêutico português e artista sueca vence prémio de arte e design

30 Dezembro 2016
Parceria entre farmacêutico português e artista sueca vence prémio de arte e design
farmacêutico investigador português Rodrigo Oliveira e a artista sueca Cecília Jonson receberem um prémio internacional de arte e design com um projeto que criou uma agulha de bússola a partir do ferro presente no sangue humano.
O farmacêutico investigador português Rodrigo Oliveira e a artista sueca Cecília Jonson receberem um prémio internacional de arte e design com um projeto que criou uma agulha de bússola a partir do ferro presente no sangue humano. A distinção foi atribuída pela NWO/ZonMW (entidade homóloga holandesa da Fundação para a Ciência e Tecnologia) pelo desenvolvimento de um conceito que explorasse e ultrapassasse os limites da arte e da ciência.
    
"O projecto "Haem” (de hemoglobina) consiste na elaboração de uma agulha de bússola feita a partir do ferro naturalmente presente no sangue contido em placentas humanas. O instrumento metálico de caráter orientador é apresentado num labirinto de dimensões humanas inspirado pela complexa morfologia (labiríntica) da placenta quando vista ao microscópio. Combinando conhecimento nos campos da arte, medicina e metalurgia, "Haem” é uma metáfora poética para a natureza exploratória do ser humano”, explica o comunicado.

Rodrigo Leite de Oliveira é investigador no Instituto Holandês de Cancro, em Amesterdão, e publicou vários artigos científicos sobre o desenvolvimento de vasos sanguíneos em tumores e suas implicações para terapias oncológicas. Cecilia Jonsson é uma artista sueca que vive na Noruega e o seu trabalho inspira-se nos métodos utilizados nas ciências naturais, explorando as tensões entre o domínio mineral e entidades vivas como método de observação e veículo de comunicação.