Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

PGEU comemora 60 anos

12 Setembro 2019
PGEU comemora 60 anos
O Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) assinalou o seu 60.º aniversário com a realização de um evento especial no Parlamento Europeu que reuniu vários membros do Parlamento Europeu, altos funcionários da Comissão Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, representantes dos doentes e outras organizações de profissionais de saúde e do setor de saúde, para discutir o papel dos farmacêuticos comunitários na garantia de acesso a medicamentos e na contribuição à sustentabilidade dos sistemas de saúde.
O evento constituiu uma oportunidade para evidenciar a contribuição dos farmacêuticos comunitários para a saúde dos cidadãos nas últimas décadas e discutir o modelo de farmácia do futuro, atendendo às às necessidades dos doentes.

Michal Byliniak, presidente do PGEU, destacou as mudanças na prestação de serviços de saúde e na farmácia nos últimos 60 anos. "Os farmacêuticos comunitários estão prontos para continuar a desenvolver seu papel na prestação de serviços de assistência e prevenção ao paciente de alta qualidade e na promoção do uso seguro e eficaz de medicamentos e dispositivos médicos”, disse.

"Temos o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde como parte de uma equipa de saúde integrada, para ajudar a progredir a digitalização da saúde e continuar a servir como uma fonte confiável de informações de saúde para os doentes”, acrescentou.
O PGEU foi formalmente criado em 1959, em Frankfurt, na Alemanha. De uma base de seis membros fundadores - França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Itália – representa agora mais de 400 mil farmacêuticos comunitários em 32 países europeus. 

"O evento de hoje foi também uma oportunidade para solicitarmos aos novos membros do Parlamento Europeu, à nova Comissão Europeia e aos Estados-Membros que mantenham a saúde como uma alta prioridade na agenda da UE”, realçou ainda o presidente do organismo.

Presente no evento, o farmacêutico português Duarte Santos, presidente eleito do PGEU para o próximo ano, apresentou o panorama atual do setor farmacêutico em Portugal, dando particular destaque ao projeto de dispensa de medicamentos para o VIH/sida nas farmácias comunitárias e ao programa de troca de seringas.