Compreendi

PGEU divulga Relatório Anual de 2019

16 Abril 2020
PGEU divulga Relatório Anual de 2019
O Relatório Anual do PGEU (Grupo Farmacêutico da União Europeia) de 2019, foca principalmente a melhoria na disponibilidade de medicamentos na Europa. Retratando uma resenha dos principais desenvolvimentos decorridos durante o ano anterior, o documento marca também o ano em que a associação que representa os farmacêuticos comunitários e as farmácias comunitárias celebra o seu 60 aniversário.
Segundo Michal Byliniak, Presidente do PGEU no ano 2019, "os últimos 60 anos assistiram a muitas mudanças na prestação de cuidados de saúde, e a prática farmacêutica evoluiu e melhorou-se com os sistemas de saúde europeus. Os farmacêuticos comunitários estão prontos para melhorarem ainda mais o seu papel no sistema, através da prestação de cuidados de saúde de alta qualidade aos utentes, de serviços de prevenção de doenças e promovendo o uso seguro e eficaz de medicamentos e dispositivos médicos.”

No ano em que se assistiu a momentos marcantes na história do PGEU e da europa, o relatório foca a publicação de "Farmácia 2030: a visão para a Farmácia Comunitária na Europa”, a entrada em vigor do Sistema Europeu de Verificação de Medicamentos, a publicação dos Position Papers sobre "Big Data e Inteligência Artificial na Saúde”, "Falhas de Abastecimento de Medicamentos” e "Produtos Farmacêuticos no meio ambiente”.

Com um peso bastante relevante nas falhas de abastecimento de medicamentos, o Relatório Anual do PGEU de 2019 apresenta o estado atual ao nível do continente europeu e as problemáticas associadas a este grave problema de saúde pública, como o seu impacto para a saúde das populações, assim como algumas das estratégias utilizadas por farmacêuticos nos diversos países para ultrapassar esta problemática.