{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

“Pharmacy at a Glance: 2015-2017” destaca contributos dos farmacêuticos para a saúde das populações

14 Setembro 2017
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) apresentou uma nova edição do relatório “Pharmacy at a Glance”, produzido a cada dois anos. O documento destaca que cerca de três quartos da população mundial tem acesso aos serviços farmacêuticos avançados disponibilizados em farmácias comunitárias.
De acordo com os resultados dos inquéritos realizados em 79 países e territórios distintos, serviços como a revisão da medicação, programas de gestão da doença (diabetes, hipertensão ou asma) ou a medição de parâmetros (pressão arterial, glucose e índice de massa corporal estão disponíveis na maioria dos países.
No entanto, são ainda muito poucos os serviços cobertos pelos seguros e sistemas de saúde, o que significa que o seu custo é suportado, em grande parte, pelas farmácias, pelos doentes ou por ambos.
Este trabalho foi coordenado pelo farmacêutico português, Gonçalo Sousa Pinto, e "fornece evidências das múltiplas contribuições dos farmacêuticos para a eficiência e sustentabilidade dos sistemas de saúde e para a melhoria da saúde. É uma prova do comprometimento dos farmacêuticos, enquanto profissão de saúde vital e envolvida”, explicou o autor.
Além disso, "fornece uma visão da prática profissional, regulamentação e remuneração, bem como sobre a força de trabalho da farmácia e sobre a distribuídos de medicamentos em todo o mundo”, acrescentou.
Para este responsável, a evidência produzida neste trabalho vem capacitar as organizações-membro da FIP para defender melhores políticas de saúde e uma maior intervenção dos farmacêuticos nos sistemas de saúde.
Aceda à versão completa relatório em anexo.


Pharmacy at a Glance 2015-2017
Press Release