Plataforma Ensino-Profissão organizou primeiro Workshop

24 Abril 2018
Plataforma Ensino-Profissão organizou primeiro Workshop
A Plataforma Ensino-Profissão, organizou, no passado dia 24 de março, um Workshop com o objetivo de, através do diálogo, desenvolver o ensino das Ciências Farmacêuticas e aproximar a Academia à Profissão Farmacêutica.

O evento reuniu, nas instalações da sede da Ordem dos Farmacêuticos (OF), as nove instituições de ensino que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, os Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da OF, o Conselho para a Qualificação e Admissão, o Observatório da Empregabilidade no Setor Farmacêutico, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

Fazendo um diagnóstico próprio, as várias instituições de ensino apresentaram as suas perspetivas relativamente ao plano curricular, evolução do número de alunos, empregabilidade e oferta pós-graduada.

Durante a tarde, representantes dos vários Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da OF apresentaram os principais desafios que cada área de exercício da profissão farmacêutica atravessa e que tipo de oferta formativa poderá colmatar as carências dos profissionais nos diferentes setores de atividade.

No final do encontro, foi reiterada a abertura dos responsáveis das instituições de ensino para adequar as suas estratégias de ensino às necessidades da profissão.

Neste primeiro Workshop da Plataforma Ensino-Profissão foi, ainda, apresentado um protocolo de parceria entre a Direção Nacional da OF e as nove instituições de ensino, no sentido de impulsionar a realização e acreditação de formações no âmbito de temas propostos pela Plataforma Ensino-Profissão, com relevância estratégica para o desenvolvimento da atividade farmacêutica no atual setor.

Consulte em anexo o memorando do evento.