Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Portaria define novos serviços farmacêuticos em farmácia comunitária

09 Abril 2018
Portaria define novos serviços farmacêuticos em farmácia comunitária
Foi publicada em Diário da República a Portaria n.º 97/2018, que define os serviços farmacêuticos e outros serviços de promoção da saúde e bem-estar dos utentes que podem ser prestados nas farmácias comunitárias

O Ministério da Saúde publicou a primeira alteração à Portaria n. º 1429/2007, que definiu, pela primeira vez, o conjunto de serviços que as farmácias podem prestar aos seus utentes. A tutela justifica a presente alteração com a evolução do setor das farmácias nestes últimos dez anos, procurando agora englobar novos serviços de promoção da saúde.

Com o presente diploma, as farmácias vêm alargado o leque de serviços que podem disponibilizar aos utentes. Por um lado, mantêm-se os serviços de apoio domiciliário, administração primeiros socorros, administração de medicamentos, utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica, administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação e programas de cuidados farmacêuticos.

A estes serviços, juntam-se agora as consultas de nutrição, programas de adesão à terapêutica, de reconciliação da terapêutica e de preparação individualizada de medicamentos, assim como programas de educação sobre a utilização de dispositivos médicos.

Tal como anunciado há umas semanas atrás, as farmácias vão também poder realizar testes rápidos para o rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB (testes ‘point of care’), incluindo o aconselhamento pré e pós -teste e a orientação para as instituições hospitalares dos casos reativos, de acordo com as redes de referenciação hospitalar aprovadas e os procedimentos estabelecidos pelas entidades do Ministério da Saúde com competência na matéria.

O diploma consagra também alguns serviços simples de enfermagem, nomeadamente tratamento de feridas e cuidados a doentes ostomizados, bem como cuidados de nível 1 na prevenção e tratamento do pé diabético, de acordo com as orientações estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.

As farmácias podem ainda promover campanhas e programas de literacia em saúde, prevenção da doença e de promoção de estilos de vida saudáveis.

Consulte a Portaria n.º 97/2018, que entra em vigor nos primeiros dias do próximo mês de maio.